A GD ENGENHARIA se diferencia por entregar soluções de arquitetura e engenharia capazes de atender às principais necessidades dos nossos clientes, gerando para a edificação mais conforto, humanização da edificação, valorização imobiliária, maior aceitação comercial.

A GD atende vários segmentos, projetando e pensando exclusivamente na necessidade de cada cliente, com isso, entregamos com qualidade, os principais tipos de projetos.

Com uma equipe experiente, buscamos também entender de uma forma completa todo o projeto envolvido, possibilitando um planejamento de qualidade e uma execução de maneira que possamos atender todos os principais pontos.

Serviço de Projetos GD Engenharia
PROJETOS

PROJETO ARQUITETÔNICO

Conheça nossas etapas para a execução do Projeto Arquitetônico.
Etapa 1 Levantamento de Dados - GD Engenharia

Levantamento de Dados

É feita uma visita prévia ao local da obra, para que o engenheiro(a) civil ou arquiteto(a) veja o terreno e o seu entorno (vizinhança). São analisadas: as dimensões do terreno e de edificações já existentes, a topografia, a posição em relação ao sol, a infraestrutura da região, além da escritura do terreno ou planta original.
Etapa 2 Programa de Necessidade - GD Engenharia

Programa de Necessidade

Nesta etapa o cliente informa suas necessidades e quais os objetivos do projeto. Será definido a quantidade e tamanho dos pavimentos, quartos, salas, cozinhas, banheiros, entre outros espaços. Após isto é falado sobre os custos da obra, a previsão e metragem final esperada. Por fim, o arquiteto conclui se é possível fazer tudo o que o cliente deseja ou se há a necessidade de redimensionar o projeto.
Etapa 3 Estudo de Viabilidade - GD Engenharia

Estudo de Viabilidade

É uma análise técnica da viabilidade de um empreendimento ou edificação. São avaliados: a área do terreno, sua localização dentro do zoneamento da cidade e em seguida os parâmetros urbanísticos, que são determinados pelo Plano Diretor do Município (define os recuos, uso do solo, gabarito de altura, taxa de ocupação e aproveitamento, etc). O resultado do Estudo de Viabilidade é um relatório técnico sobre: o que se pode e o que não se pode edificar ou parcelar em determinado local.
Etapa 4 Estudo Preliminar - GD Engenharia

Estudo Preliminar

O Estudo Preliminar constitui a configuração inicial da solução arquitetônica proposta para a obra, considerando as principais exigências contidas no programa de necessidades. É feito o lançamento das ideias através de plantas esquemáticas (setorizadas), croquis e perspectivas volumétricas. Além disso, podem ser definidas e utilizadas algumas referências projetuais (outros projetos que sirvam de inspiração). Esta fase deve ser aprovada pelo cliente para que seja dado seguimento às próximas etapas.
Etapa 5 Anteprojeto - GD Engenharia

Anteprojeto

O Anteprojeto constitui a configuração final da solução arquitetônica proposta para a obra. É desenvolvido a elaboração das plantas baixas, com especificações de cada ambiente, cálculo de áreas, estrutura da edificação, planta de cobertura, cortes, fachadas, implantação e animações 3D (maquete eletrônica). Nesta fase o cliente tem participação indispensável para que de fato o resultado final saia como esperado. É importante que todas as solicitações e mudanças sejam realizadas neste momento, pois mudanças do projeto nas fases posteriores geram retrabalho e consequentemente custo adicional para o contratante. Após a aprovação desse desenvolvimento, é dado início aos projetos complementares (estrutural, hidrossanitário, elétrico, preventivo de incêndio), quando necessário.
Etapa 6 Projeto Legal - GD Engenharia

Projeto Legal

É o projeto para aprovação junto à Prefeitura Local, atendendo, além das exigências contidas no programa de necessidades, Estudo Preliminar e Anteprojeto, as exigências legais (normas técnicas de acordo com o município). As pranchas impressas (ou digitais, dependendo do município) devem ser formatadas nos padrões que a Prefeitura do Município e seus órgãos fiscalizadores exigem para que seja aprovado pelos mesmos e a obra autorizada a ser executada.
Image

Projeto Executivo

Esta é a última etapa do projeto de arquitetura. É quando o projeto sai do papel e torna-se realidade. É uma das fases que mais “dá trabalho” ao Arquiteto, pois trata-se de desenhos minuciosos, em que é feito todo o detalhamento construtivo do projeto, permitindo que a obra seja executada adequada e corretamente.
PROJETOS

PROJETO ESTRUTURAL

Projeto Estrutural

De forma mais detalhada, um projeto estrutural é o responsável por reunir documentos com todas as informações necessárias para o andamento de uma obra, sendo ela de pequeno, médio ou grande porte.

É possível conter as vigas, estruturas metálicas, lajes, pilares, alvenaria estrutural e fundação. Tudo é colocado de forma detalhada, se tornando um instrumento de base criado através da precisão nos cálculos.

O projeto estrutural consegue dar mais segurança ao desenvolvimento das obras, algo fundamental para o processo de construção. Além disso, também é possível garantir a durabilidade do empreendimento, evitando erros de dimensionamento que podem causar problemas no futuro.

A definição do melhor sistema estrutural é um dos benefícios mais importantes, bem como a facilidade em controlar o andamento da obra. Tudo isso está atrelado ao potencial econômico gerado durante a elaboração de orçamentos, impedindo alguns gastos desnecessários.

Uma obra calculada e prevista também pode tornar a mão de obra mais eficiente, evitando alguns imprevistos que podem atrapalhar a condução da obra.

PROJETOS

Projeto Hidráulico

Projeto Hidráulico

Assim como uma planta de casa, que especifica as dimensões e detalhes de cada ambiente, o projeto hidráulico prevê as especificações relacionadas aos canos, com as dimensões adequadas para todo o sistema hidráulico, evitando problemas de abastecimento ou até mesmo de escoamento de águas pluviais e esgoto.

Assim, o projeto hidráulico é como uma planta da casa, mas que trata dos dutos e características dos encanamentos, trazendo detalhes específicos sobre toda a instalação hidráulica, o que ajuda no processo de obra, mas também em futuras manutenções e reparos, já que há uma planta específica de onde está cada encanamento e as especificações desses dutos.

Desse modo, esse tipo de planta hidráulica é uma segurança até mesmo para o dia a dia, evitando um furo na parede em local que há encanamento, já que basta consultar o projeto para verificar por onde passam os dutos antes de pendurar um quadro na parede.

PROJETOS

PROJETO ELÉTRICO

Projeto Elétrico

Assim como a planta, elaborada por um arquiteto ou engenheiro, é imprescindível para a construção de uma casa, é impossível montar uma rede elétrica sem um projeto adequado. O projeto elétrico é o conjunto de todas as informações necessárias para realizar o trabalho: cálculos, desenhos, gráficos, materiais e tudo mais que se refere a uma instalação ou equipamento elétrico baseado em normas técnicas.

Os projetos elétricos são pensados e dimensionados de acordo com as necessidades do cliente. Dessa forma, busca-se adequar e otimizar o projeto a fim de trazer um melhor conforto e interação para sua utilização.

PROJETOS

PROJETO DE ACESSIBILIDADE

Projeto de Acessibilidade
Mais que um projeto arquitetônico, a acessibilidade tem objetivo de propiciar uma sociedade mais igualitária. É a garantia de transição a todos que possuem algum tipo de necessidade especial ou mobilidade reduzida por espaços públicos ou privados, sem a presença de nenhuma barreira arquitetônica. A projeção ou adaptação de espaços adaptados é portanto, um serviço de inclusão social.
PROJETOS

PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO

Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio

Todo projeto da construção deve ter como objetivo garantir a funcionalidade do local e também a segurança total da estrutura e das pessoas que utilizarão o espaço. Assim, o projeto de prevenção e combate a incêndio é fundamental para prevenir acidentes relacionados ao fogo e, em caso de ocorrência, permitir que as pessoas consigam deixar o lugar com segurança.

Vários fatores podem causar um incêndio, como vazamento de gás, curto-circuito ou a própria ação humana ao lidar com fogo. O projeto de prevenção e combate a incêndio precisa, portanto, dispor de equipamentos de combate ao incêndio, espaços para evacuação dos ocupantes e possibilitar a ação do corpo de bombeiros.